sexta-feira, 8 de abril de 2022

PRESSE ou PRESSÃO para desconstruir?

 salL – Defesa da Liberdade

Está a correr muita tinta por causa de um questionário apresentado a alunos do 3° ciclo (13/15 anos) e que veio para as redes sociais porque numa escola do norte de Portugal, um aluno que se recusou a responder ao mesmo e foi penalizado por isso. Veio-se a saber que o questionário em causa pertence a um conjunto de propostas pedagógicas na área da educação sexual e que tem objetivos definidos. Analisámos o questionário e os seus objetivos e tiramos algumas conclusões.

Este tipo de questionários coloca os jovens diante de situações absurdas, deixa-os confusos ao colocar-lhes questões que não passam de falsos problemas.

Parece que o questionário se destina a criar empatia pelo sofrimento do outro. Na verdade, este questionário é inútil porque não cumpre os objetivos que se propõe alcançar. Na verdade, para compreender um sofrimento, temos de compreender a pessoa e compreender o que é amar e o que é sofrer. Quando se entende isto, está-se apto a entender qualquer sofrimento. Seja uma questão da vivência da sexualidade, seja uma dificuldade em lidar com a morte da mãe, seja ver morrer um filho, seja lidar com a doença, com o desemprego ou com outra situação qualquer.

Não é necessário passar pela experiência para entender o sofrimento que ela implica.

Este é o erro fundamental deste questionário. Da mesma forma, o médico não precisa de estar doente para entender a doença. Um psicólogo não precisa de passar pela depressão para ajudar uma pessoa a lidar com um paciente deprimido.O que a escola deve fazer é ajudar o aluno a conhecer a pessoa e a respeitá-la na sua dignidade e diversidade. Para isso as aulas de filosofia são fundamentais. Mas ensinar a pensar pode ser um perigo numa sociedade de cancelamento que impõe um pensamento único. Não podemos deixar de olhar para esta ficha como parte de um programa mais abrangente chamado PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar.

O PRESSE é promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (ARSN) através do seu Departamento de Saúde Pública em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos de Ensino – Delegação do Norte (DGEstE). O seu objetivo é apoiar a implementação da educação sexual nas escolas. Atualmente está a ser aplicado em cerca de 80% dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas. (http://www.presse.com.pt )

Vale a pena perceber que o PRESSE propõe conteúdos para todos os anos da escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário e também para grupos específicos, nomeadamente para crianças com necessidades educativas especiais. Isto porque o PRESSE nasce para dar cumprimento a legislação da União Europeia e das Nações Unidas que tem objetivos ideológicos, como iremos ver. Se nós percebemos as perguntas do “questionário para heterossexuais” apresentado a jovens de 13/15 anos como sendo uma devassa da privacidade que não deverá ter lugar na escola – e que nem a um adulto se fazem estas perguntas, então valerá a pena perceber de que forma o PRESSE aborda estes temas junto de crianças de outras faixas etárias.

A escola não deve antecipar-se aos pais em temas estruturantes e éticos.

Deve ajudar e cooperar, mas nestes temas dar conhecimento aos pais, ter o consentimento dos educadores e deve ser respeitado o direito dos pais de eventualmente recusar ou não consentir se estes considerarem invasivos ou desajustados.

Fácil é de ver que o objetivo geral é desconstruir todos os conceitos de sexualidade, normalizar todas as orientações sexuais não binárias, esvaziar a sexualidade de todo seu significado antropológico de linguagem de amor e expressão da entrega da vida ao outro e, finalmente, tornar a sexualidade e a reprodução um tema do âmbito da saúde em que, por exemplo, se fala da gravidez nos mesmos termos em que se fala de uma doença de transmissão sexual.

Todos estes objetivos passam por uma visão instrumental do corpo e por uma visão hedonista e sentimental da pessoa.

O sexo é problematizado, enquanto se deixa de ensinar o que é o amor. Não se fala da unidade corpo-espírito, de como o corpo revela a pessoa, de como a sexualidade pode falar uma linguagem de verdade ou de mentira sobre a pessoa, consoante for vivida como expressão de um dom ou como expressão de um desejo de prazer. A realidade mais básica com que qualquer pessoa se depara é com a existência do seu corpo, as diferenças entre os rapazes e as raparigas, a identificação com os pais do mesmo sexo.

À medida que a criança vai crescendo todas estas realidades baseadas numa experiência concreta, vivida, vão ganhando sentido e contornos de adequação social e são transportadas para a relação com os outros.

São processos naturais que a escola não pode – não deve-, agredir, manipular ou desconstruir.

As crianças já nascem homens ou mulheres antes que alguém lho diga ou as eduque. Os pais, com o apoio da escola, devem ajudar essas crianças a crescer coerentes com a sua herança genética e biológica. E quanto mais coerente mais felizes serão. Todos estes processos são na sua essência naturais. Por isso é necessário haver tanta formação para os professores e outros profissionais de educação. Ao contrário, está-se a tentar forçar uma revolução cultural que passa por uma visão não natural da pessoa humana.

Não sendo natural, precisa de ser aprendida para depois ser ensinada. Não sendo natural e não correspondendo à realidade naturalmente vivida, trata-se de uma ideologia. E chama-se Ideologia de Género!

Ver pág. 97

http://aeesgueira.edu.pt/attachments/article/45/Caderno_Ed_Sexual_3_Ciclo_OFICIAL.pdf?fbclid=IwAR10Mrji0_dWIhTiS8H9KV32YUZhZg3V3BWvmCfG2-YQO27dytmQNLhAcF4

Pode ser uma imagem de texto que diz "Atividade: Questionário para Heterossexuais Areatemáica: Atividade n. 4 Expressões exualidade Objetivos: Diversidade Diver: 7° 8° 9 são pessoas heterossexuais oportunidade alizadas homossexuais bissexuais. Duração: experimentar erguntas vezes Recursos: Fichasn.4.1e4.2 45 min. Passo passo: Disponibilizar em grupo grupo Depois grupos questoes descritas ficha. questionário (ficha exual responderem como heterossexual. com restante turma respostas apresentar alunosa Questões para discussão" promover um debate sobre apresentadasa homossexuais bissexuai questõ‘es de quase mpossível resposta, baseadas em estereótipos. Saúde Pública PRESSE"
Pode ser uma imagem de texto que diz "Questionário para Heterossexuais Ficha n. 4.1 Questionário para Heterossexuais 1) que que achas que causou tua 2) que que heterossexual? 3) Épossível que heterossexualidade seja penas uma fase pouco? 4) passe quando cresceres mais um possivel eterossexual por entire medo essoas nesmo sexo 5) teu? normal orque que existem antos mentais neterossexuais? 6) Porque quet tensde anunciar todos" tua heterossexualidade? éssem falares muito sobre isso? podes apenas quem 7) Amaior dos abusadores de menores heterossexual. Achas que seguro expor as crianças educadores heterossexuais? número de divórcios entre pessoas heterossexuais muito elevado. Porque que amorosas entre heterossexuals instáveis? relaçoes"
Pode ser uma imagem de texto que diz "Questionário para Heterossexuais Ficha n. 4.2 Questões para discussão 1) Achaste questões difíceis responder? Alguma delas 2) Como estas erguntas fizeram sentir? 3) que diz nossa sociedade perguntas como hossexuaisissx? homossexuais que que achas podes fazer mais difícil? Qual porquê? serem feitas com frequência realizadas homossexuais futuro, bissexuals? ouvires perguntas destas serem novamente Saúde"

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